Re: Pedido de ajuda - criação de epub e mobi

Bom dia, Thiago

Obrigada pela orientação.
Mas... isso tudo no próprio Word?
Qual versão você usa?
O meu Word é o 2003 (ainda...) e não tem essa opção de salvar como epub.
Quando faço a formatação do ebook, normalmente já uso os estilos, como orientado.
Conforme sua resposta, acho que vou ter "adquirir" um word mais atual, é isso?


Em 22 de junho de 2013 08:04, Thiago <thiago.eec@gmail.com> escreveu:
Bom dia, SCS.

Há algum tempo, quando discutíamos maneiras de substituir as entradas de lista presentes no texto - discussão essa, na qual você estava presente -, eu disse que usava um método bem mais simples para a criação de epubs, com UM ÚNICO PROGRAMA. Seria equivalente ao seu primeiro passo (editar no word), só que o programa já exporta o epub pronto (com índice e tudo).

Garanto que vai te evitar muita dor de cabeça com essas conversões do calibre.

Meu método:

1) Utilize como fonte um arquivo de texto editável (rtf, doc, docx, odt).
2) Edite o texto usando estilos (Normal, Heading 1, Heading 2, Itálico, Centralizado, etc).
 2.1) Coloque a capa isolada na primeira página e insira uma quebra de linha (ctrl + enter);
 2.2) Insira uma quebra de linha (ctrl + enter) ao fim de cada capítulo
 2.3) Não use o ENTER para criar espaços entre parágrafos (entre o título do capítulo e o corpo do texto, por exemplo). Use sempre a propriedade margem. Colocando um valor de, digamos, 40pt para a margem inferior, cria esse espaço de forma mais correta. Isso tornará o seu epub mais compatível com os diversos leitores.
3) Salve como epub.

Pronto! O epub gerado fica perfeito, com formatação 100% fiel ao original, com capa, sumário*, notas de rodapé, etc.

*O sumário é gerado automaticamente pelas entradas marcadas com os estilos Heading1, Heading2, Heading3, etc. O sumário será gerado de acordo com a hierarquia das entradas, como no exemplo abaixo:

Sumário

Heading1
   Heading2
   Heading2
   Heading2
Heading1
   Heading2
      Heading3
      Heading3
   Heading2
Headings1


Bom, espero que a dica seja útil. Pra mim, foi a descoberta do século (valeu Exilado!). Hoje, somente utilizo o calibre para gerenciar minha biblioteca. =)

Abraço a todos.

Thiago


Em quinta-feira, 20 de junho de 2013 10h42min49s UTC-3, SCS escreveu:
Olá, pessoal.
Preciso de ajuda para resolver essas 2 questões:

1) EPUB:
Estou tendo um problema na criação de epub, que não acontecia antes.
Meu método de trabalho:
- edição do ebook no Word
- salvar como rtf
- adicionar no Calibre e converter para epub
- editar no Sigil, inserindo imagens e gerando o TOC (sumário)

Agora, de repente, na conversão, o Calibre está numerando os parágrafos.
Não consegui descobrir como evitar isso e eu não mudei nenhuma configuração.
Alguém sabe como resolver isso?

2) MOBI:
Conversão epub para mobi
Quando converto no Calibre, o mobi é criado sem o sumário (apesar dele existir no epub).
O Sigil não edita mobi.
Como manter o toc existente ou criar um no mobi?

Grata a quem puder me dar uma luz sobre esses problemas.

--
--
 
 

No Response to " Re: Pedido de ajuda - criação de epub e mobi"

Postar um comentário

Photo Gallery