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Américo Pereira – Licenciou-se em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), com a apresentação de trabalho de Seminário de Licenciatura sobre Nietzsche, orientado pelo Senhor Professor Doutor Manuel Barbosa da Costa Freitas. Mestre em Filosofia, pela Universidade Católica Portuguesa, com a defesa da Dissertação A Relação entre o Acto e o Ser na obra De l'Acte de Louis Lavelle, orientada pelo Senhor Professor Doutor Manuel Barbosa da Costa Freitas e Doutor em Filosofia, pela Universidade Católica Portuguesa, com a defesa da Dissertação Fundamentação ontológica da ética na obra de Louis Lavelle, orientado pelo Senhor Professor Doutor Manuel Barbosa da Costa Freitas. Algumas dezenas de publicações científicas nas áreas da Ontologia, Ética, Pensamento Português e Filosofia Política. Leccionação nas mesmas áreas.
A Fundamentação Ontológca da Ética na Obra de Louis Lavelle
Índice
1 SIGLAS 10
2 INTRODUÇÃO 11
PRIMEIRA PARTE. O ACTO COMO ESSÊNCIA DO SER 18
3.1 O Ser como Intuição imediata de uma Presença Absoluta
e do Absoluto da Presença . . . . . . . . . . . . . 19
3.2 Acto e Ser, Acto e Nada, Acto e Tempo . . . . . . . . 29
3.3 Consciência e Acto de Ser . . . . . . . . . . . . . . . 40
3.4 Ser e Afirmação em Acto . . . . . . . . . . . . . . . . 53
3.5 Participação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63
3.6 Unidade e Univocidade do Acto . . . . . . . . . . . . 71
3.7 Relação e Participação . . . . . . . . . . . . . . . . . 81
3.8 Ser e Relação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 89
3.9 Responsabilidade pelo Ser e Ética . . . . . . . . . . . 102
3.10 Ser, Possibilidade e Actualidade . . . . . . . . . . . . 105
3.11 Consciência e Mundo . . . . . . . . . . . . . . . . . . 118
3.12 O Sentido . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 122
3.13 Ser e Pensamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 125
3.14 Acto Puro e Consciência . . . . . . . . . . . . . . . . 133
3.15 Acto de Ser e Ética . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 142
3.16 Acto Criador e Liberdade . . . . . . . . . . . . . . . . 151
3.17 Acto, Ser e Negação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 153
3.18 Presença do Ser no seio da Proposição . . . . . . . . . 155
SEGUNDA PARTE. A PRESENÇA HUMANA 164
4.1 Acto de Ser e Presença Humana . . . . . . . . . . . . 165
4.2 Acto e Bem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 178
4.3 Memória . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 183
4.4 Mundo I . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 189
4.5 Ontologia e Gnoseologia . . . . . . . . . . . . . . . . 192
4.6 Acto e Ética . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 207
4.7 Mundo II . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 214
4.8 Tempo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 232
4.9 Acto e Razão de Ser . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 236
4.10 A Experiência do Acto de Ser e a Participação . . . . . 244
4.11 Transcendência, Imanência e Consciência . . . . . . . 254
4.12 Consciência e Acto de Ser . . . . . . . . . . . . . . . 262
4.13 Existência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 271
4.14 Dignidade única de cada Acto de Ser . . . . . . . . . . 297
4.15 A Consciência e a Continuidade da Presença . . . . . . 300
4.16 O Sentido da Univocidade e a Coragem Filosófica . . . 302
4.17 A "Pluralidade dos Mundos" e a Pluralidade dos Actos
de Ser Humanos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 305
4.18 A Dignidade Absoluta do Acto de Ser Humano . . . . 308
4.19 Acto de Ser e Acto de Ser Humano . . . . . . . . . . . 320
4.20 Existência e Absoluto da Presença . . . . . . . . . . . 324
4.21 Presença, Passado e Memória . . . . . . . . . . . . . . 334
4.22 Existência como Relação Metafísica . . . . . . . . . . 341
4.23 Unidade íntima do Acto de Ser, Exterioridade e Acaso 344
4.24 Acto e Liberdade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 347
4.25 Dignidade Ontológica da Pessoa Humana . . . . . . . 353
4.26 Existência e Criação . . . . . . . . . . . . . . . . . . 370
4.27 Dimensão Ética do Homem, Liberdade e Infinito . . . 374
4.28 A Essência Activa do Acto de Ser Humano . . . . . . 384
4.29 Ontologia e Ética . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 387
4.30 Continuidade Ontológica e Particularidade do Acto de
Ser Humano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 393
4.31 Passividade, Dado e Matéria . . . . . . . . . . . . . . 398
4.32 Importância do Corpo . . . . . . . . . . . . . . . . . . 417
4.33 Dimensão Virtualmente Infinita do Acto de Ser Humano 430
4.34 Preeminência da Existência sobre a Essência . . . . . . 433
4.35 Essência e Liberdade . . . . . . . . . . . . . . . . . . 436
4.36 Liberdade e Negatividade . . . . . . . . . . . . . . . . 443
4.37 Ontologia como Mundo do Sentido . . . . . . . . . . . 456
4.38 Fonte da Liberdade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 459
4.39 Presença de outros Actos de Ser Humanos . . . . . . . 462
4.40 Realidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 464
4.41 Memória Actual ou Espiritual . . . . . . . . . . . . . 471
4.42 Mundo III . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 489
4.43 Comunicação e Amor . . . . . . . . . . . . . . . . . . 496
4.44 Inteligência e Vontade . . . . . . . . . . . . . . . . . . 509
4.45 Integração Absoluta da Ontologia . . . . . . . . . . . 520
5 CONCLUSÃO 528
6 BIBLIOGRAFIA 562
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Da Ética em Louis Lavelle
Conteúdo
Filosofia como Escalada 4
Do Acto da Pessoa 8
Da Única Alternativa Ontológica: Acto ou Nada 12
A Construção Ética do Acto Humano 13
Ética, Ontologia e Antropologia 14
Do Valor como Transcendental Não-subjectivo 17
O Bem como Único Verdadeiro Real 20
O Amor como Único Acto Real 22
Da Angústia como Tensão Infinita para uma Plenitude Infinitamente
distante 25
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Da Posteridade do Pensamento de Lavelle
Ecos do pensamento de Lavelle em
autores contemporâneos
Américo Pereira
Universidade Católica Portuguesa
No que diz respeito ao que poderemos considerar a posteridade
de Lavelle, constituída, não tanto por discípulos, pois um discipulado
de uma filosofia que passa necessariamente por uma experiência
pessoal, única e instransmissível é tudo menos fácil, mas por
um conjunto de ecos intelectuais e de explorações de vias abertas
por Lavelle, e, não sendo objectivo deste texto a elaboração de um
estudo historiográfico, mas temático, optámos por mencionar o que
de mais relevante nos parece configurar-se no panorama dos estudos
sobre o nosso Autor. Deste modo, o critério de inclusão nada
deve a considerações extensivistas, modais, doxísticas ou quaisquer
outras de tipo exterior, mas ao que nos pareceu ser a qualidade
intrínseca da reflexão do autor incluído.
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