Re: Pedido de ajuda - criação de epub e mobi

Pessoal, agradeço as sugestões.
O problema é que eu já fazia as conversões normalmente e funcionava tudo ok.
De repente, sem mudar as configurações, é que o Calibre começou a colocar numeração na frente dos parágrafos.
Mas tenho a boa notícia de que consegui um programinha que nem precisa instalar, que converte doc, docx, rtf, diretamente para epub, cria sumário e tudo. Fabuloso!
Só tem que ter 2 cuidados antes:
1- Diminuir o tamanho das imagens, ainda no Word, para não ter um epub com imgs gigantes, que extrapolam o tamanho do visor dos aparelhos.
2- Mudar a configuração do programa (no botão Settings),  na Option "Split Document at Heading Levels" para Heading 1.
Isso vai fazer com que o arquivo seja dividido em partes mais leves de carregar nos readers. Mas só funciona se os nomes dos capítulos estiverem usando o estilo Titulo 1 (esse detalhe também é necessário para a criação do sumário).
Mando o programa em anexo. Tenho certeza de que vai ajudar muita gente.
OBS: O gmail não aceita enviar executáveis, mesmo zipados. Por isso, ao salvar, elimine a palavra .apague no final do arquivo.

 
Em 22 de junho de 2013 10:10, Mariana <mariana.pontes@gmail.com> escreveu:
Na minha opinião, é que se usar os parágrafos prontos do word (com estilos ou não) na conversão para epub ou mobi ele desformata os parágrafos e fica horrível de se ler, então no word eu faço os parágrafos colocando um simples travessão para iniciar a conversação e desde então não tive mais problemas na conversão, isso tudo sem figuras, numeração de pág. ou qq. outro enfeite.

Em 21/06/2013 18:16, Carlos Alberto de Amorim Porto escreveu:
1) O problema muito provavelmente está no rtf. O Word usa uma estrutura de texto um pouco diferente da usada no ePub, e no rtf esse problema piora, acaba que na conversão o calibre tenta "traduzir" a estrutura do Word para poder gerar o texto com a nova estrutura. É nesse processo de "tradução" que muitas vezes as coisas são trocadas, parágrafos mudam de fonte, imagens somem, enfim, surgem problemas na estrutura final do epub. Não sei como é o seu processo de edição no Word, mesmo assim sugiro tentar trabalhar com estilos de página, estilos de parágrafos, etc. ao invés de usar as formatações prontas do Word. É um pouco chato no início, mudar os hábitos há muito tempo adquiridos, mas essa mudança gera arquivos mais bem estruturados para a conversão no calibre. Pelo menos comigo resolveu muito problema desse tipo.

2) Não trabalho com MOBI, então não dou garantia de que resolva, mesmo assim, sugiro dar uma revisada no sumário do epub (com o Sigil) para garantir que ele está ok, e tente ver as configurações de conversão, o problema pode estar aí. Pelo menos é o local mais provável.

Estamos no aguardo :)

Carlos Alberto de Amorim Porto
-----
Bacharelando em Computação
Universidade Estadual da Paraíba
--

--
--
 
 

No Response to "Re: Pedido de ajuda - criação de epub e mobi"

Postar um comentário

Photo Gallery