Mundo Celestrin Igreja francesa convoca fiéis para rezarem pela família tradicional.

Cardeal de La Rochelle-Saintes reza missa em comemoração da Assunção de Maria, na cidade de Lourdes PASCAL PAVANI / AFP

PARIS - A França comemora hoje o dia da Assunção de Maria, e os católicos convocaram seus fiéis a rezarem pela família tradicional e pelas crianças. Uma mensagem clara da Igreja ao governo socialista de François Hollande: ela não aceita a proposta do Palácio do Eliseu para autorizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo e permitir a adoção de crianças por casais gays - propostas que devem ser votadas no ano que vem.

As missas devem evocar o amor de Adão e Eva e a Virgem Maria para que as crianças "deixem de ser objetos de desejos e conflitos entre adultos e possam se beneficiar plenamente do amor de um pai e uma mãe", segundo o texto lido por muitas igrejas nesta quarta-feira. Segundo o jornal "Le Monde", no entanto, algumas paróquias teriam decidido escolher um evangelho diferente para a leitura desta quarta-feira, a fim de evitar a polêmica com a comunidade gay, como aconteceu com uma igreja do bairro do Marais, em Paris.

A posição católica lançou luz sobre o debate em torno do casamento gay, algo raro na França - um país laico em que a Igreja Católica raramente tem voz sobre assuntos políticos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto IFOP entre os dias 9 e 13 de agosto, 65% dos franceses são a favor da união entre pessoas do mesmo sexo, e 53% concordam com a adoção de crianças por casais homossexuais. Entre os católicos praticantes, a proporção é de 45% e 36%, respectivamente.

O assunto também divide a direita do país. Enquanto todos os partidos de esquerda são a favor da união homossexual, os conservadores não têm uma opinião homogênea. O Partido Radical - o mais antigo do país - é totalmente a favor da reforma, mas o Novo Centro é em grande maioria contrário, assim como a UMP, legenda do ex-presidente Nicolas Sarkozy.

Mas a controversa oração não é a única iniciativa contra os planos de Hollande. No último mês de maio, o Instituto Civitas, formado por católicos tradicionais, convocou uma manifestação contra as "propostas blasfemas" do presidente.

Lin

 

No Response to "Mundo Celestrin Igreja francesa convoca fiéis para rezarem pela família tradicional."

Postar um comentário

Photo Gallery